Mercados
Juros cedem com expectativa de fim do ciclo de aperto e apoiam busca por risco, favorecendo alta das bolsas
[22/11/23] Da Redação do Bom Dia Mercado
O Ibovespa mira os 127 mil pontos ampliando ganhos após NY também abrir em forte alta, enquanto os juros cedem em meio às apostas de que o aperto monetário está perto do fim. Há pouco, o índice paulista subia 0,66% (126.456,39), o Dow ganhava 0,30%, o S&P +0,32%; e Nasdaq +0,48%.
A ata da última reunião da Fed mostrou ontem que os decisores se uniram em torno da estratégia para “proceder com cuidado” e basear movimentações das taxas no progresso da inflação em direção à meta.
Aqui, as falas de RCN ontem e hoje sobre os níveis já restritivos favorecerem o processo de redução da Selic, junto com o avanço da pauta econômica, derruba os juros em mais de 10 pp a partir de Jan/25, além de apoiarem alta de papeis ligados à economia doméstica.
Os rendimentos do Tesouro americano oscilaram com dados de mercado de trabalho resiliente contribuindo para a alta do dólar de forma quase generalizada (DXY aos 103,958 pontos, em +0,38%). Menos aqui, onde a moeda cede a R$ 4,8906 (-0,16%). O petróleo cai mais firme (-4%) depois que a Opep+ adiou a reunião de domingo em meio à informação de que as negociações sobre produção desagradam a Arábia Saudita. (Ana Katia)