Morning Call

Semana agitada tem superquarta e muito mais

Atualizado 27/01/2025 às 00:06:53

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/10/MC-3aF-1.png

Por Rosa Riscala e Mariana Ciscato*

[27/01/25]

… O feriado do Ano Novo Lunar fecha a China por uma semana, em meio aos acenos positivos de Trump, de que não pretende promover uma guerra comercial com Pequim. Já a Colômbia foi punida neste domingo com tarifa de 25%, após recusar voo de imigrantes deportados. Para o México e Canadá, a expectativa é de tarifas a partir de sábado, 1º/2. As incertezas protecionistas, entretanto, não abalam o consenso de que o Fed pausará os cortes do juro na 4ªF e o BCE optará por uma flexibilização de 0,25pp na 5ªF. Nos EUA, a agenda ainda será movimentada pelos balanços de quatro magníficas (Apple, Meta, Microsoft e Tesla), além do PCE de dezembro (6ªF) e PIB/4Tri (5ªF). À espera da semana importante, os futuros das bolsas de NY caíam forte na noite deste domingo. Aqui, Galípolo estreia no comando do Copom, que também se reúne na superquarta, já com alta contratada de mais 1pp na Selic, a 13,25%.

… A dúvida dos investidores é se o BC dará forward guidance para a reunião de maio, diante das pressões fiscais e inflação desancorada, agora em meio à crise dos alimentos. Neste domingo, Lula gravou vídeo para as redes sociais prometendo resolver essa questão.

… “Pode ter certeza de que nós vamos conseguir esse intento de baixar o preço do alimento para você comer mais e melhor.”

… Ao lado da horta da Granja do Torto, o presidente culpou o dólar, as alterações climáticas e o próprio aumento da demanda para explicar a alta dos alimentos. “Já fiz duas reuniões para ver se a gente consegue encontrar uma solução e vou fazer quantas forem necessárias.”

… Lula disse que vai se reunir com atacadistas, produtores e donos de supermercados para que “a comida chegue mais barata à população”.

… Na investida para baixar os preços dos alimentos, o governo anunciou na 6ªF que poderá reduzir as alíquotas de importação dos produtos que estejam mais baratos no exterior. O ministro Carlos Fávaro disse que o milho é um dos produtos que pode ter a alíquota reduzida.

… Essa última iniciativa também não foi bem aceita no mercado financeiro.

… Embora a ameaça de subsídio ou outras medidas “heterodoxas”, como congelamento de preços, tabelamento e fiscalização, tenha sido descartada, a intenção de baixar alíquotas de importação foi considerada uma espécie de interferência e inócua para frear a inflação.

… Economistas dizem que, do ponto de vista fiscal, o impacto é pequeno e não preocupa, mas envia uma sinalização ruim, perseguindo uma linha de ação que tende a se repetir até 2026, com o objetivo de melhorar a popularidade de Lula.

… Além disso, o governo não estaria atacando as verdadeiras raízes do problema dos preços altos.

… “Deveria focar na demanda forte e no efeito do câmbio depreciado, que são o que puxa os alimentos. Se o governo resolvesse a questão fiscal, as expectativas e a inflação cairiam”, defende Sergio Vale, da MB Associados.

… Outra medida em estudo é uma proposta de reformulação do Programa de Alimentação do Trabalhador para reduzir custos das lojas e diminuir a inflação dos alimentos, que está sendo negociada por Alckmin com o presidente da Abras, João Galassi.

… Entre as sugestões, está a criação de um cartão de débito da Caixa, que funcionaria como um cartão alimentação com controle da Receita.

INFLAÇÃO PERSISTE – O choque no preços dos alimentos coincide com pressões inflacionárias renovadas.

… Na 6ªF, o IPCA-15 subiu 0,11% em janeiro, contrariando a aposta de queda de 0,01%. Em 12 meses (4,50%) superou a mediana (4,36%). O grupo Alimentação e bebidas teve uma elevação de 1,06% em janeiro, resultando numa contribuição de 0,23 ponto porcentual.

… A média dos núcleos acelerou de 0,41% para 0,66%.

… Segundo o Barclays, a composição ruim do dado eleva o risco de uma Selic terminal de 15,25% e aumenta a expectativa para o nível de agressividade do comunicado do Copom.

… Em pesquisa Broadcast, as projeções para o juro no fim do ciclo vão de 12,25% a 16,25%, com mediana elevada de 14,75% para 15%.

… Depois da prévia da inflação oficial, o PicPay passou a projetar IPCA de 5,6% este ano, um ajuste de 0,4pp em relação à previsão de dezembro, enquanto a LCA Consultores elevou a sua estimativa de 5,4% para 5,5%.

… Mais pessimista, a Quantitas projeta 6%, mas não descarta 7% caso o núcleo de serviços siga em tendência de alta.

… O JPMorgan acredita que as estimativas do BC para a inflação, que devem ser atualizadas pelo Copom no comunicado, devem permanecer acima do centro da meta de 3% pelo menos até o 3Tri do ano que vem.

… Já o Santander prevê que o pico da inflação deve ser atingido em meados do ano, quando as expectativas da inflação devem piorar ainda mais, incorporando parte da alta das commodities, resultando em uma desaceleração da atividade mais rápida que a esperada. 

PETROBRAS – Um potencial reajuste dos preços dos combustíveis para compensar a defasagem com o exterior também estaria no foco de preocupação do governo com a inflação, que estourou o teto da meta no ano passado.

… A reunião da presidente da Petrobras com o presidente Lula nesta tarde (15h) será acompanhada pelo mercado. Participarão do encontro os ministros das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa.

… Em entrevista ao Broadcast, na 6ªF, Chambriard negou congelamento de preços e ingerência política. Disse que a política da empresa está “absolutamente dentro da estratégia”. Há expectativa de que o conselho marque reunião nesta 4ªF para discutir os combustíveis.

VALE – Divulga amanhã (3ªF) o relatório de produção do 4Tri, depois do fechamento dos mercados financeiros.

MAIS AGENDA – Atenção para as contas do governo central na 5ªF. Haddad já antecipou déficit de 0,1% em 2024, dentro da meta estabelecida de déficit zero, com intervalo de tolerância de 0,25pp do PIB para cima ou para baixo.

… Na 6ªF, sai o resultado consolidado do setor público em dezembro e no acumulado do ano passado. Sem data confirmada, os dados da arrecadação federal referentes a dezembro e 2024 são esperados para esta semana.

… Também o emprego está no foco, com Caged (5ªF) e Pnad (6ªF). Do lado da inflação, saem o IGP-M de janeiro (5ªF) e a prévia do IPC-Fipe (hoje, às 5h), antes do Focus (8h25) e dos dados de crédito de dezembro do BC (8h30).

… O mercado de câmbio será influenciado esta semana pela disputa técnica em torno da taxa Ptax (6ªF), enquanto tenta furar novos suportes abaixo de R$ 6, com Trump em clima de lua de mel com a China (leia mais abaixo).

BRASÍLIA – Está marcada para sábado a eleição da nova cúpula da Câmara e do Senado. O deputado Hugo Motta (Republicanos), que costurou uma ampla aliança em torno de sua candidatura, deve suceder a Arthur Lira (PP-AL).

… No Senado, o favorito para assumir o lugar de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é Davi Alcolumbre (União-AP).

PACOTE FISCAL – A assessoria do Ministério da Fazenda esclareceu neste domingo que não procede a informação de que o ministro Haddad anunciaria nos próximos dias novos medidas de cortes de gastos para acalmar o mercado.

… A nota foi divulgada à imprensa após uma matéria publicada pelo colunista Lauro Jardim (O Globo) apontar que a equipe econômica já teria fechado propostas para apresentar a Lula e reverter a deterioração do quadro fiscal.

… Entre as medidas em estudo pela Fazenda, estaria um pente fino amplo nos programas sociais, como o Bolsa Família, e uma diminuição dos benefícios dos militares, incluindo uma minirreforma da aposentadoria da categoria.

LÁ FORA – Ignorando as pressões de corte de juro por Trump, que não manda na autonomia do Fed, a taxa nos EUA deve ser mantida inalterada na 4ªF no intervalo de 4,25% e 4,5%. A decisão será seguida de coletiva de Powell.

… O que dá jogo no mercado é a aposta sobre quando o BC americano pode retomar o ciclo de cortes e quantas reduções podem ser feitas, se só uma ou duas, com o petróleo agora abaixo de US$ 80 e Trump pegando mais leve.

… Sem que o protecionismo econômico tenha atingido mais diretamente a UE, pelo menos nesta fase inicial do governo de Washington, o BCE deve promover na 5ªF corte adicional da taxa básica de juro, de 3% para 2,75%.

… Às vésperas da decisão, Christine Lagarde participa hoje de dois eventos públicos, às 5h10 e 12h35.

… Ainda na agenda desta 2ªF, a Alemanha divulga o índice Ifo de sentimento das empresas em janeiro (6h). Nos EUA, saem a atividade nacional de dezembro medida pelo Fed/Chicago (10h30) e as vendas de moradias novas (12h).

… Além do Fed, BCE e Copom, Chile (amanhã, 3ªF), Canadá (4ªF) e África do Sul (4ªF) decidem juro na semana.

CHINA HOJE – O PMI composto caiu de 52,2 em dezembro para 50,2 na leitura de janeiro. Apesar da queda, o indicador acima de 50 pontos aponta que a atividade econômica da China continua em expansão.

… Já o PMI industrial recuou de 50,1 para 49,1 no período, em território contracionista e abaixo da aposta dos analistas, que previam manutenção em 50,1. O PMI de serviços caiu de 52,0 para 50,3, acima do esperado (50,1).

BALANÇOS – Apple (5ªF), Meta, Tesla, Microsoft e IBM (4ªF) divulgam seus resultados trimestrais e podem acentuar o brilho das gigantes de tecnologia. Hoje, saem AT&T, antes da abertura, e Western Alliance, após o fechamento.

… Amanhã (3ªF), é a vez da GM e Boeing. Na 5ªF, saem Intel, Visa e Mastercard. Na 6ªF, Exxon e Chevron.

TRUMP DÁ O TROCO – O governo do México impediu no fim de semana o pouso de avião militar dos EUA destinado a deportar imigrantes, aumentando as tensões, às vésperas da ameaça de Trump de impor tarifas, que seriam de 25%, em 1º/fev.

… Já para a Colômbia, que também se recusou a receber ontem voos militares com deportados, a retaliação foi imediata.

NÃO SOU ADIVINHO – Horas após Trump anunciar retaliações contra a Colômbia, o embaixador chinês nos EUA correu às redes sociais para esclarecer que uma entrevista que ele deu ao Em Tiempo – sobre o duelo com os americanos para ampliar a influência na AL – era antiga.

… “Não buscamos desafiar os Estados Unidos nem substituir seu papel no mundo. Diante dos grandes desafios globais, a cooperação e a boa sintonia entre China e Estados Unidos é de uma importância enorme”, escreveu Zhu Jingyang.

… E terminou assim… “Importante esclarecimento: minha entrevista ao El Tiempo foi feita na semana passada, e não tem nada a ver com o que acontece hoje. Eu também NÃO tenho a mágica de adivinhar ou antecipar…”

… Essa preocupação é mais um sinal positivo da disposição da China em se acertar com Trump.

TIKTOK – A Perplexity AI apresentou uma nova proposta, que permitiria ao governo americano possuir até metade da empresa, assim que fizer uma oferta pública inicial de pelo menos US$ 300 bilhões, informou fonte da Associated Press.

O MERCADO 6ªF – Ativo mais favorecido com a posse de Trump, o câmbio continuou se valorizando ante o dólar, que terminou a semana acumulando perda de 2,42%. A moeda americana chegou a cair até R$ 5,8679 na mínima, mas reduziu a queda para o fechamento.

… Tocando máxima na última hora do pregão, o dólar encerrou os negócios na 6ªF a R$ 5,9186 (-0,12%), refletindo uma acomodação após os ganhos com a sinalização de que Trump pegou mais leve com as tarifas, em especial, com a China.

… Além disso, o investidor desvia sua atenção para questões internas, com a inesperada pressão do IPCA-15 às vésperas do Copom, nesta 4ªF, e as preocupações com a nova obsessão do governo Lula de baixar os preços dos alimentos.

… Após a série de confusões com as medidas em debate, a última iniciativa revelada pelo ministro Rui Costa, de baixar as alíquotas para a importação de produtos que estão mais caros aqui do que no exterior, também não foi bem recebida pelo mercado.

… Ainda que o impacto de uma renúncia fiscal seja considerado pequeno pelos economistas, a insistência de Lula em reduzir os preços de um jeito ou de outro sinaliza disposição de interferência.

… Em almoço com empresários na Associação Comercial do Rio de Janeiro, o economista-chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida, disse que haveria espaço para uma taxa de câmbio entre R$ 5,40 e R$ 5,50, se não fosse o “barulho interno”.

… Nos juros futuros, o IPCA-15 acima do esperado e os ruídos fiscais puxaram os prêmios dos contratos mais curtos.

… O DI para janeiro de 2026 subiu para 15,140%, de 15,043% no ajuste anterior; DI para janeiro de 2027 avançou a 15,37%, de 15,30%; e o DI para 2029 encerrou estável, em 15,15%. O DI/26 e o DI/27 abriram 23 pontos-base e 20 pontos, respectivamente.

… Já o Ibovespa não teve força para seguir em frente e fechou estável (-0,03%, aos 122.446,94), com giro de apenas R$ 14,6 bilhões.

WALL STREET – O dia também foi negativo para os índices de ações em NY, que fecharam em baixa após os ganhos da semana. O índice Dow Jones caiu 0,32%, aos 44.424,25 pontos; o S&P 500, -0,29%, aos 6.101,24 pontos; e o Nasdaq, -0,50%, aos 19.954,30 pontos.

… Dados econômicos mais fracos nos Estados Unidos, na 6ªF, mantiveram o dólar e os juros dos Treasuries em baixa.

… O PMI caiu mais que o previsto e a pesquisa da Universidade de Michigan apontou uma piora no sentimento do consumidor e alta nas expectativas de inflação. O juro da T-Note de 10 anos recuou a 4,620% e o do T-Bond de 30 anos, a 4,848%.

… O índice DXY, que mede a moeda americana ante uma cesta de pares fortes, caiu 0,55%, a 107,443 pontos.

… O euro subiu a US$ 1,0492) e a libra esterlina, a US$ 1,2482, com a fraqueza do dólar e os índices PM acima do esperado no Reino Unido e na Alemanha. Já o iene reduziu as perdas ante o dólar após a elevação da taxa de juros pelo BoJ, de 0,25% para 0,50%.

… O petróleo voltou a ser alvo dos comentários de Trump, que defende uma queda de preços pela Opep, mas fechou estável. Brent/abril, que caiu 2,50% na semana, encerrou a US$ 77,50 (-0,01%), e o WTI/março, -3,54% na semana, a US$ 74,66 (-0,05%).  

EM TEMPO… ANP determinou a unificação dos campos de Berbigão e Sururu, na Bacia de Santos; PETROBRAS tem fatia de 42,5% nos campos.

ELETROBRAS vai deslistar ações do Latibex, em Madri.

EZTEC. Acionistas controladores atingiram, em 9 de janeiro, participação de 55,006% do capital social da companhia, totalizando 121.556.488 de ações ON…

… Por meio de aquisições subsequentes, passaram a deter 121.611.288 de ações ON, representando 55,030%.

ALGAR TELECOM realizará a sua 15ª emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, em série única, no valor de R$ 400 milhões.

AOS ASSINANTES DO BDM, BOM DIA E BONS NEGÓCIOS!

*com a colaboração da equipe do BDM Online

AVISO – Bom Dia Mercado, produzido pela Mídia Briefing, não pode ser copiado e/ou redistribuído.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também