Morning Call

Semana tem BCE, payroll, China e PIB no Brasil

Atualizado 03/06/2024 às 00:14:55

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/02/MC7-scaled.jpg

Por Rosa Riscala e Mariana Ciscato*

[03/06/24]

… O BCE vai largar na frente do Fed e promover na 5ªF um corte de 25pb na taxa de juros, para 3,75% ao ano. Nos EUA, depois do PIB/1Tri fraco e da inflação comportada do PCE de abril, o mercado espera pelo payroll de maio, na 6ªF, para testar a esperança de um relaxamento monetário em setembro. Ainda na agenda internacional da semana, a China divulga dados de atividade e a balança comercial. Por aqui, ainda não saiu o pacote das medidas para compensar a renúncia fiscal da desoneração da folha. Entre os indicadores, o PIB dos três primeiros meses do ano sai amanhã (3ªF) e deve retomar o crescimento, após ter ficado estagnado no 4Tri. O ritmo mais aquecido da economia, também sinalizado pela força dos dados recentes do mercado de trabalho, ameaça piorar a desancoragem das expectativas de inflação no horizonte relevante da política monetária.

… Analistas não descartam nova rodada de piora hoje nas estimativas para o IPCA no levantamento Focus (8h25). A mediana das apostas para 2025, em 3,75%, aponta estouro da meta (3%) e já contamina o horizonte de 2026.

… Nas últimas semanas, houve uma deterioração das estimativas do mercado por causa de vários fatores combinados, incluindo incertezas do cumprimento da meta fiscal, serviços pressionados pelo mercado de trabalho e a manutenção de juros elevados nos EUA.

… Mas economistas concordam que o que desandou tal cenário mais recentemente foi a tragédia no Rio Grande do Sul e os efeitos sobre os preços de alimentos, que ameaçam colocar mais pressão sobre a inflação e virar novo motivo de preocupação para o BC.

… Entre os dias 3 e 24 de maio, as projeções para o IPCA/24 passaram de 3,72% para 3,86% e para 2025, de 3,64% para 3,75%, com forte variação dos preços livres (incluem os alimentos), que subiram de 3,62% para 3,81%, neste ano, e de 3,54% para 3,7%, em 2025.

… Em entrevista exclusiva ao Valor, veiculada na 6ªF, Fernando Haddad disse que o governo nunca cogitou mudar a meta de inflação e o comentário da meta “exigentíssima” foi um elogio ao trabalho conjunto da Fazenda e do BC.

… “Falei que a meta de inflação é exigentíssima para o histórico do Brasil, que poucas vezes conseguiu chegar a esse patamar, e que nós, não obstante isso, estamos convergindo para a meta”, afirmou o ministro da Fazenda.

… Apesar de ter afastado a incerteza, uma outra declaração de Haddad foi recebida com alguma desconfiança, quando ele declarou que o BC conversa “infinitamente” mais com o mercado do que com a Fazenda.

… “Dá impressão de que conversar [com a Fazenda] é um pecado e conversar com o mercado o dia todo não é.”

… Ao Broadcast, o economista Nicolas Borsoi (da Nova Futura) disse que a leitura da declaração é de que o BC não entrega o que o governo quer, no contexto já de desconfiança com Galípolo, mais cotado para suceder RCN.

… Na Folha, decepcionado com o governo Lula, o ex-BC Arminio Fraga disse que “é uma tristeza” observar as “pressões políticas explícitas, ataques ao BC e a ideia de que responsabilidade fiscal é grande maldade”.

… Mais do que a tentativa do governo de interferir em empresas privadas, o economista está preocupado com o desequilíbrio nas contas públicas e com a tentativa de intervencionismo nas decisões do BC em relação à Selic.

… No horizonte, a possível turbulência está na troca de comando no fim do ano, quando RCN sai. “Se quem entrar [no BC] se meter a besta, a inflação começar a subir e o mercado perder a confiança, vai ser um grande fiasco”, disse Armínio.

… Já no Estadão de sábado, o economista-chefe do C6 Bank, Felipe Salles, disse em entrevista que “as incertezas fiscais são o calcanhar de Aquiles da economia brasileira”, e “é mais difícil” alcançar o equilíbrio fiscal apenas pelo lado da arrecadação, como está ocorrendo.

… Para ele, o atual cenário global, de juros mais altos e dólar forte, deve impulsionar a cotação da moeda americana ante o real e restringir a margem do Banco Central para prosseguir com a redução da taxa Selic.

… Hoje é dia de reunião mensal dos diretores do Banco Central com o mercado financeiro. Diogo Guillen (Política Econômica) e Aílton Aquino (Fiscalização) participam dos encontros, todos em SP, das 9h30 até as 18h.

… Haddad viaja hoje à Itália para compromissos oficiais. Amanhã, ele se encontra com o Papa Francisco, tendo na pauta a crise climática e a taxação de grandes fortunas. Na 4ªF, participa de conferência sobre a dívida global.

MAIS AGENDA – Diante da resiliência do consumo, o PIB/1Tri do IBGE deve indicar amanhã crescimento de 0,7% na margem, depois de ter apontado estabilidade no último trimestre do ano passado. As projeções vão de 0,4% a 1,2%.

… Na 4ªF, sai a produção industrial de abril. Do lado da inflação, saem os dados fechados de maio do IGP-DI, na 6ªF, do IPC-Fipe (amanhã, 3ªF) e do IPC-S (hoje, às 8h), que deve acelerar para 0,46%, após alta de 0,42% em abril.

PETROBRAS – O conselho de administração se reúne na 6ªF para analisar o pedido feito por acionistas minoritários de realização de uma AGE para eleger membros do colegiado, além da presidência do conselho da empresa.

… Acionistas estrangeiros se articulam para convocar AGE para submeter mudanças no comando à Lei das Estatais.

EM BRASÍLIA – Está pautada para amanhã (3ªF) no Senado a votação do projeto de lei que cria o programa automotivo Mobilidade Verde e Inovação (Mover), aprovado semana passada pela Câmara com dois jabutis.

… Além da taxação de compras internacionais até US$ 50, uma emenda exige conteúdo local para explorar petróleo.

… Alckmin acredita que Lula não vetará a alíquota de 20% (ao invés da original de 60%) de imposto de importação aos sites chineses. Quanto ao trecho sobre a política nacionalista ao petróleo, o vice-presidente defende a retirada.

… O Senado se irritou com o texto, aprovado de última hora na Câmara, e que define em lei os percentuais mínimos de participação local que serão exigidos das empresas que exploraram petróleo nos regimes de concessão e partilha.

… Ainda no Senado, deve começar hoje a tramitação da PEC da autonomia financeira do BC, uma das bandeiras de Campos Neto. O BC já conseguiu a autonomia operacional e agora busca a sua independência completa.

… Senadores cobram em audiência pública amanhã (3ªF) explicações do governo e das operadoras sobre os cancelamentos unilaterais de planos de saúde, apesar de acordo de Lira para suspensão dos cancelamentos.

… Também nesta semana, o Senado deve votar o projeto que cria as Letras de Crédito de Desenvolvimento. Executivo prevê arrecadar R$ 10 bi/ano com instrumento de fomento a investimentos no setor produtivo.

… A entrega do 2º projeto de regulamentação da reforma tributária é esperada para esta semana no Congresso.

… A Fazenda vai aproveitar para propor no texto a taxação de planos de previdência privada (PGBL e VGBL) que visem ao planejamento sucessório, segundo a manchete do Estadão. Mas já há oposição política à ideia.

… Lula deve reunir hoje, no Planalto, a sua equipe de articulação política, depois de algumas derrotas recentes sofridas pelo governo em votações no Congresso, como a derrubada do veto à restrição das saidinhas de presos.

LÁ FORA – Antes do resultado do payroll de maio, na 6ªF, o mercado confere o relatório Jolts de emprego de abril (amanhã, 3ªF), além dos dados da ADP sobre a criação de vagas de trabalho no setor privado em maio, na 4ªF.

… É ligeiramente majoritária, até aqui, a chance de que o Fed possa antecipar para setembro o início de ciclo de relaxamento monetário, mas a maior parcela do mercado ainda projeta apenas um corte do juro este ano.

… Hoje, saem nos EUA as leituras finais de maio do PMI industrial medido pela S&P Global (10h45) e ISM (11h), além dos investimentos em construção em abril (11h). Yellen (Tesouro) testemunha no Senado sobre orçamento (15h).

… Alemanha (4h55), zona do euro (5h) e Reino Unido (5h30) divulgam o PMI/S&P Global industrial de maio.

OPEP – Concordou em prolongar os cortes de 3,66 milhões de bpd por três meses, até setembro.

… Além disso, alguns dos principais produtores do grupo vão prorrogar os cortes adicionais voluntários de 2,2 milhões bpd até o final de 3Tri e, a partir daí, eliminarão progressivamente as restrições até setembro de 2025.

CHINA HOJE – A leitura final de maio do PMI industrial medido pelo setor privado cresceu ao ritmo mais alto em quase dois anos, para 51,7, levemente acima das estimativas de que se manteria no patamar de abril (51,4).

… Hoje à noite, sai o PMI composto de maio medido pelo setor privado. Na 6ªF, tem a balança comercial de maio.

… No último pregão, os números inesperadamente fracos sobre a atividade econômica da China, que entrou em retração em maio, deram uma sinalização negativa às exportações de commodities e enfraqueceram o real (abaixo).

JAPÃO HOJE – O PMI industrial (final) medido pelo setor privado subiu de 49,6 em abril para 50,4 em maio e superou ligeiramente a expectativa de alta a 50,5. O resultado ultrapassa, pela primeira vez em 2024, a marca neutra de 50.

MÉXICO – Claudia Sheinbaum, a herdeira política de Andrés Manuel López Obrador, será a primeira mulher a presidir o país, segundo pesquisas de boca de urna divulgadas no final da noite deste domingo.  

UM MÊS PRA ESQUECER – Os ativos domésticos terminaram o mês de maio numa nota melancólica, com queda forte do Ibovespa e do real e apenas uma ligeira melhora nos juros futuros, que não convence.  

… A piora na perspectiva de juros nos EUA e no Brasil, a delicada situação fiscal e a troca de comando na Petrobras foram alguns dos elementos que descolaram os mercados locais do bom desempenho em NY no quinto mês do ano.

… Na 6ªF, os sinais positivos de inflação no PCE não sensibilizaram o mercado brasileiro, que teve mais um dia ruim na volta do feriado, dominado pela aversão ao risco.

… Além disso, o fraco PMI industrial da China roubou parte das atenções dos investidores e o Ibov caiu 0,50%, a 122.098 pontos. Em maio, acumulou queda de 3,04%, a pior para o mês desde a greve dos caminhoneiros, em 2018.

… Com apenas fevereiro no positivo, o índice à vista da bolsa doméstica tem perda de 9,01% em 2024.

… No último pregão, a tendência negativa foi limitada pelos ganhos das ações da Petrobras e pela estabilidade de Vale. O giro somou R$ 32,9 bilhões no dia. A força foi explicada pelo fechamento de mês, somado à virada do MSCI.

… Apesar da baixa do petróleo, Petrobras ON registrou +3,12% (R$ 40,70) e Petrobras PN, +2,75% (R$ 38,79). O Brent/agosto caiu 0,94%, a US$ 81,11 por barril, na ICE.

… Vale fechou estável (-0,06%), a R$ 63,20, longe da queda de 1,7% do minério de ferro em Dalian.

… Petrorecôncavo liderou as altas, com +4,17% (R$ 20,74), apoiada na distribuição de R$ 410 mi em JCP.

… Na ponta oposta, Grupo Pão de Açúcar recuou 7,72% (R$ 2,87). Itaú BBA retomou a cobertura da empresa com recomendação market perform (equivalente a neutra).

… Isa Cteep caiu 5,17% (R$ 25,13) e Hapvida perdeu 3,86% (R$ 3,99).

… Entre os bancos, apenas Santander unit fechou no positivo, com +0,14%, a R$ 27,75. Itaú teve queda de 1,02% (R$ 31,03), Bradesco PN desvalorizou 0,94% (R$ 12,67) e ON caiu 0,43% (R$ 11,45). BB cedeu 0,73% (R$ 27,12).

FICOU DE FORA – Assim como a bolsa, o câmbio ignorou a queda do dólar no exterior após a divulgação do PCE.

… A briga pela ptax (+0,85%, a R$ 5,2416) na primeira etapa dos negócios elevou a cotação da moeda, mas mesmo depois de liquidada a disputa técnica, o dólar continuou subindo e fechou com alta forte de 0,81%, a R$ 5,2508.

… O câmbio refletiu a fraqueza nas commodities após dados de atividade na China abaixo do esperado. Além disso, não tinha espaço para o real melhorar com a “indigestão” com os ativos domésticos, disse Borsoi (Nova Futura).

… Na semana, o dólar subiu 1,60%. Em maio, a alta foi de 1,13%. E, no ano, a divisa avança 8,19%.

… Na contramão da cautela dos outros ativos, as taxas dos DIs fecharam com queda, influenciadas pelo recuo dos rendimentos dos Treasuries, que reagiram aos números do PCE.

… O recuo foi limitado, segundo alguns operadores, por certa cautela com o IPCA no Focus de hoje.

… O juro do DI para Jan25 caiu a 10,385% (de 10,429% antes do Corpus Christi); Jan26, a 10,795% (de 10,868%); Jan27, a 11,140% (11,239%); Jan29, 11,640% (11,729%); Jan31, 11,850% (11,941%); e Jan33, 11,910% (12,009%).

AOS 45 DO 2º TEMPO – A volatilidade mandou nas bolsas em NY na 6ªF, a despeito dos dados sem sustos do PCE.

… Com uma reação inicial positiva ao indicador de inflação, os índices de ações caíram depois durante boa parte do pregão levado pela liquidação nas techs.

… Nos 20 minutos finais, um rali virou o S&P 500 e zerou as perdas do Nasdaq. Big techs, contudo, seguiram em baixa. Analistas levantam a bola de que, sem novos catalisadores, o setor pode continuar a realizar lucro.

… Em relatório, estrategistas do BofA escreveram que os investidores que apostam que as big techs continuarão alimentando o rali de NY podem enfrentar uma situação difícil quando os demais setores começarem a se recuperar.

… A queda das techs pode ser o próximo revés do mercado, disseram.

… “As techs parecem super esticadas, sugerindo que uma correção pode estar no horizonte”, de acordo com Fawad Razaqzada do City Index e Forex.com.

… “Depois de meses de ganhos substanciais e sem novos catalisadores de alta, uma correção não seria surpreendente”, disse ele.

… O Dow Jones subiu 1,52% (38.689,41 pontos), puxado por Salesforce, que subiu 7,5% após perder 20% na véspera. O S&P 500 ganhou 0,81% (5.277,80) e o Nasdaq fechou estável (-0,01%), a 16.735,02 pontos.

… Na semana, os índices tiveram perdas de 0,98%, 1,51% e 1,10%, respectivamente. Mas em maio, acumularam ganhos de 2,30%, 4,80% e 6,88%, pela ordem.

… Assunto do dia, o PCE subiu 0,3% em abril ante março e 2,7% na comparação anual, ambos dentro do esperado.

… O núcleo avançou 0,2%, de expectativa de 0,3% e com avanço anual de 2,8%, dentro do esperado, reacendendo as apostas de corte de juros pelo Fed a partir de setembro.

… Os gastos com consumo, que aumentaram 0,2% cresceram abaixo da expectativa de 0,3%.

… “O PCE não apresentou muitos avanços, mas também não teve retrocesso e o mercado viu isso como positivo”, disse Chris Larkin (E-Trade/Morgan Stanley). 

… Os retornos dos Treasuries recuaram em resposta. O da T-note de 2 anos caiu a 4,868% (de 4,924%) e o da T-note de 10 anos recuou a 4,492% (4,552%). O do T-bond de 30 anos cedeu a 4,640% (4,676%).

… No câmbio, o índice DXY fechou praticamente estável (-0,04%), a 104,671 pontos, com o euro ganhando força após o CPI acima do esperado no bloco.   

… A moeda comum subiu 0,20%, a US$ 1,0850. A inflação ao consumidor na zona do euro acelerou a 2,6% na leitura preliminar de maio, de 2,4% em abril e expectativa de 2,5%. O núcleo subiu 2,9%, previsão de 2,7%.

… O dirigente do BCE Fabio Panetta disse que o CPI não impede um corte do juro esta semana. Mario Centeno afirmou que o dado não teve um desvio significativo e que a inflação de maio ainda permite redução nas taxas.

… A libra esterlina subiu 0,14%, a US$ 1,2745, e o iene teve alta de 0,20%, a 157,285/US$.

EM TEMPO… GOL apresentou relatório operacional mensal de abril a tribunal de NY; prejuízo líquido foi de R$ 395 milhões no mês; dívida líquida totalizou R$ 23,310 bilhões…

… Receita líquida somou R$ 1,339 bilhão; Ebitda ficou em R$ 135 milhões, com margem Ebtida de 10%…

… Companhia aprovou Eduardo Guardiano Leme Gotilla como CFO e diretor de RI, substituindo Mario Liao.

BANCO DO BRASIL captou US$ 100 milhões junto ao banco de investimento francês Natixis Corporate & Investment Banking em uma captação internacional denominada “Triple Sustainable Repo”, a primeira desse perfil no mundo.

BANRISUL. Fitch manteve rating do banco em observação negativa, por impacto das enchentes no Rio Grande do Sul.

CIELO. BB Elo Cartões passou a deter, direta e indiretamente, 881.558.648 de ações ON de emissão da companhia, o que representa 32,45% do capital votante da empresa.

CAIXA SEGURIDADE retornou para a carteira de ações fundamentalista de junho do BB Investimentos.

NATURA. Baillie Gifford Overseas Limited reduziu participação acionária na empresa de 5,16% para 4,96%, passando a deter 8.755.800 de ações ON.

CCR esclareceu à CVM que informações que circularam na imprensa dando conta de crescimento do Ebitda e manutenção da alavancagem estão em “conformidade” com as políticas internas previamente comunicadas.

ELETROBRAS criou um Comitê de Sustentabilidade, que terá natureza permanente…

… Colegiado concentrará todas as responsabilidades relacionadas à sustentabilidade, que anteriormente faziam parte das atribuições do Comitê de Estratégia, Governança e Sustentabilidade da companhia…

… Nova estrutura será composta por Marcelo Gasparino da Silva como coordenador e Ana Sílvia Corso Matte e Felipe Villela Dias, todos membros do Conselho de Administração…

… Paralelamente, o CA também definiu a nova composição do Comitê de Auditoria e Riscos Estatutário, que será formado por Luiz Carlos Nannini, como coordenador e membro externo…

… Além disso, o comitê terá Daniel Alves Ferreira, membro do Conselho de Administração, e Luís Henrique Bassi Almeida, também membro externo.

MCMV. Governo federal quer aproveitar expertise com estudos e alternativas rápidas para construção de casas no Rio Grande do Sul para acelerar também as entregas de moradias do Minha Casa, Minha Vida. (O Globo)

HOSPITAIS. Negociação entre Dasa e Amil para combinação de negócios em seus hospitais pode ser fechada até 6ªF. (Lauro Jardim/O Globo)

AOS ASSINANTES DO BDM, BOM DIA E BONS NEGÓCIOS!

*com a colaboração da equipe do BDM Online

AVISO – Bom Dia Mercado, produzido pela Mídia Briefing, não pode ser copiado e/ou redistribuído.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também