Política

Congresso cancela sessão conjunta que iria avaliar vetos de Lula a arcabouço fiscal e Carf

Atualizado 23/11/2023 às 12:37:24

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2023/11/logo-lite-post.png

[23/11/23] Da Redação do Bom Dia Mercado

O Congresso Nacional cancelou a sessão conjunta que estava programada para ocorrer nesta 5ªF, de acordo com a assessoria do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues.

Com o propósito de avaliar os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos projetos do arcabouço e do voto de qualidade do Carf, o principal motivo do adiamento da sessão ocorreu devido a um impasse.

O entrave ocorre principalmente na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Arthur Lira, e os líderes partidários se reuniram na noite de 4ªF e sugeriram o adiamento da sessão.

Rodrigues disse hoje que “o governo estava seguro de que conseguiria manter os vetos” do presidente aos projetos do Carf e do arcabouço fiscal.

Insatisfeitos com o não cumprimento de acordos e a demora na liberação de emendas, líderes da Câmara se entenderam com Lira para reagir ao governo em várias frentes, prometendo derrubar vetos de Lula.

O movimento vem na sequência da emenda apresentada à LDO pelo senador Rodrigues, que limita os cortes do orçamento em R$ 23 bilhões, em uma investida identificada como “interpretação criativa do arcabouço”.

Ainda vetos ao marco das garantias e ao marco temporal estão na mira, assim como qualquer eventual veto de Lula à desoneração da folha, pedido por Haddad, segundo aviso que os parlamentares mandaram ao Planalto, apurou a Coluna do Estadão.

Hoje é o último dia para o presidente sancionar o projeto da desoneração, que pode custar R$ 9 bilhões por ano à União. Até ontem, a expectativa era de veto do trecho que aumenta a desoneração para empresas de ônibus e dos benefícios aos municípios.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também