Política
Lula pede mudanças no plano estratégico da Petrobras, com maior foco na indústria nacional
O presidente Lula não gostou de alguns pontos da apresentação feita pelo presidente da Petrobras (PETR3, PETR4), Jean Paul Prates, sobre o novo plano de investimentos da companhia. Segundo apurou a Reuters, Lula pediu maior foco no que pode impulsionar a economia brasileira.
Na apresentação feita no dia 9 de novembro, Lula reclamou que o esboço do primeiro orçamento quinquenal da Petrobras sob seu governo trazia números insuficientes para a indústria naval, em momento em que o governo petista busca reavivar o setor, que é grande gerador de empregos, além de prazos muito longos para o segmento de fertilizantes.
“Jean Paul, eu preciso de conteúdo local”, teria dito o presidente, ao reclamar da contratação de fornecedores estrangeiros em detrimento de projetos que poderiam promover a criação de postos de trabalho no Brasil antes do fim de seu mandato, em 2026.
Lula também defendeu que a Petrobras retome logo obras do setor de fertilizantes, produto que o Brasil tem ampla dependência de importações, embora seja uma potência agrícola.
Procurado, o Planalto não comentou as informações.
A Petrobras afirmou que o plano ainda está em elaboração e reiterou que seguirá os elementos estratégicos aprovados pelo seu conselho de administração, em observância às práticas de governança vigentes e ao compromisso com a geração de valor para a empresa.