Política
Não é verdade a afirmação de que 'tudo melhorou' desde o Copom anterior, diz RCN
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou hoje, durante entrevista sobre o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) do 4TRI, que não é verdade a afirmação de que ‘tudo melhorou’ desde o Copom anterior. “Inflação de serviços melhorou, mas expectativas não mudaram quase nada”, afirmou, lembrando que “acelerar ou desacelerar corte da Selic depende das condicionantes”. “Não posso dizer qual o mapeamento daqui para frente porque há muita incerteza”.
Confira aqui um trecho da entrevista de Campos Neto
Segundo ele, o real tem se mostrado uma moeda bastante resiliente e o fluxo melhorou bastante. “O Brasil é forte candidato a fluxos mais perenes e o câmbio tende a se beneficiar”, disse, ressaltando que o BC não faz previsões sobre a questão, “mas de fato tem sido variável melhor”, com o auxílio da “parte agrícola e petróleo”.
Sobre seu relacionamento com o governo, RCN disse que ao longo do ano houve compreensão do quão técnico é o trabalho da autoridade monetária, o que melhorou o relacionamento entre as partes. O presidente do BC também destacou a crescente interação com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Falei com Haddad ontem e o parabenizei pelo esforço na aprovação de medidas.”