Política

Quem quer BC autônomo é o mercado, diz Lula

Atualizado 01/07/2024 às 15:43:01

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/07/lula-fala.webp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fala sobre economia nesta segunda-feira e questionou o fato do chefe do Executivo eleito não poder indicar um presidente do Banco Central. Em entrevista à Rádio Princesa, de Feira de Santana, Lula comentou sobre a autonomia da autarquia.

“Quem quer o Banco Central autônomo é o mercado, que faz parte do Copom, que determina meta de inflação, que determina política de juros”, afirmou Lula. Segundo ele, os seus governos anteriores tiveram um BC independente, com Henrique Meirelles sob o comando do autoridade monetária.

Apesar disso, Lula comentou que o projeto de independência do BC foi aprovado pelo Congresso. “Tenho que ter paciência e esperar”, disse.

O presidente também comentou que a atual taxa Selic em 10,50% está “exagerada”: “O que você não pode é ter um BC que não está combinando adequadamente com aquilo que é o desejo da nação. Nós não precisamos ter política de juros altos nesse governo”.

Em relação ao salário mínimo, Lula voltou a dizer que não irá mexer no reajuste do mínimo e afirmou que o governo tem a obrigação de recolocar a inflação. Ele reafirma ainda que decidiu que o governo irá dar a reposição do IPCA mais a média do crescimento do PIB nos últimos dois anos.

Além disso, o chefe do Executivo voltou a comentar sobre o “pente-fino” que o governo está fazendo em benefícios sociais para verificar pessoas que não tem a necessidade de receber. Lula comentou que tem muito cuidado de mexer nestas coisas de quem ganha pouco.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também