Política
Tarcísio encontra Haddad e diz que “concorda com 95%” da reforma tributária
O governador Tarcísio de Freitas disse há pouco, após encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que o estado de São Paulo concorda “com 95%” do texto da reforma e pediu ajustes que chamou de “pontuais”.
Haddad, que está discutindo pontos sensíveis do texto diretamente com governadores para conseguir a votação do texto na Câmara ainda nesta semana, saiu da reunião dizendo que Tarcísio fez várias ponderações, mas manifestou apoio à reforma e está “colocando os interesses nacionais acima de questões regionais e partidárias.”
Após a reunião com o paulista, Haddad trataria de temas como a Zona Franca de Manaus com o governador amazonense, Wilson Lima.
Nos últimos dias, Tarcísio comandou uma ofensiva crítica a pontos do texto. Entre esses pontos estão a criação de um conselho federativo para gerir o IBS, imposto que vai reunir ICMS (tributo estadual) e ISS (municipal), seu cronograma de implementação e a forma de repartição dos recursos aos estados pelo Fundo de Desenvolvimento Regional.
Ontem, Tarcísio participou da reunião de governadores do Sul e Sudeste com o relator da reforma, deputado Aguinaldo Ribeiro. Na saída, segundo O Globo, disse que aceitaria uma arrecadação mais centralizada e afirmou que a reforma ainda pode ser votada nesta semana.