Saber+

Defensoria Pública do Rio lança Escola de Educação Financeira

Atualizado 12/07/2024 às 15:35:01

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/07/escola-educacao-financeira-rio.jpg

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) lança nesta sexta-feira (12) a Escola de Educação Financeira, programa que conta com um cronograma variado de palestras e atividades presenciais e remotas, como webcasts e mentorias (link de acesso abaixo).

A inicativa é um desdobramento dos serviços oferecidos pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), por meio do Departamento de Prevenção e Tratamento ao Superendividamento. O Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e a Fundação Escola Superior da Defensoria (Fesudeperj) participam como parceiros do programa.

O programa surge para suprir uma ausência de preocupação com a educação financeira, que ocorre da fase jovem à fase adulta, conforme destacou subcoordenador do Nudecon, Thiago Basílio, à Agência Brasil.

“A ideia é justamente ser uma fonte de informação para os consumidores acessarem informações sobre o mercado de crédito, a importância do planejamento financeiro, como se proteger nesse mercado de consumo que temos hoje e como viver com saúde financeira”, afirmou Basílio.

A Escola de Educação Financeira atuará em três eixos: orientação ao público, tratamento nos casos de consumidores endividados ou superendividados e capacitação interna para o atendimento dos que buscam a Defensoria Pública em busca de uma solução para as suas dívidas. As atividades têm como foco indivíduos mais vulneráveis social e economicamente, como pessoas idosas e de baixa renda.

Para Basílio, o superendividamento atinge todas as classes sociais, e cada vez mais idosos e servidores públicos têm buscado o atendimento do Nudecon.

“O que a escola traz de novo é justamente ir para além do atendimento jurídico, oferecendo também apoio na questão financeira, psicológica e comportamental do consumidor”, diz o subcoordenador da Nudecon.

É possível se inscrever no programa por meio da site da Fesudeperj aqui.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também