Saber+
Qual o primeiro passo para começar a investir
Não é difícil e nem precisa ter muito dinheiro para começar a investir no mercado financeiro. Com menos de R$ 100 você já consegue comprar títulos do governo no Tesouro Direto ou mesmo aplicar em um fundo multimercado ou de ações.
Mas, atenção, antes de escolher onde você vai colocar o seu dinheiro, confira suas contas. Esse é o primeiro passo para começar a investir.
- O seu orçamento está equilibrado? Seus gastos cabem nas suas receitas? Suas compras parceladas estão contabilizadas como gastos correntes?
Essa dívida do cartão tem que entrar junto com a conta do aluguel, do supermercado, da gasolina. Ou seja, junto com todos os gastos que você tem no mês. Se você está no cheque especial, acerte tudo antes de pensar em investir. Tente renegociar essas dívidas para que caibam no seu orçamento. Só então você terá ideia do que pode sobrar no final do mês. É esse o dinheiro que você vai investir.
Um erro bastante comum é imaginar que se pode usar o crédito especial para investir, acreditando que o mercado financeiro vai ser a solução para aumentar sua renda do dia para a noite. Esse é um risco que você não deve correr, porque vai acabar se endividando mais e perdendo dinheiro.
Com as contas arrumadas, você poderá separar todo mês uma parte para investir. É importante que o investimento seja feito regularmente, mesmo em pequenas quantias. É dessa forma, com responsabilidade e sem ilusões, que você começará a formar sua poupança, aprendendo a não gastar tudo o que entra e olhando para o futuro.