Saber+

Posso comprar ações diretamente na bolsa?

Atualizado 04/03/2024 às 14:16:51

https://www.bomdiamercado.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Logo_Saber_Cor.png

O mercado de ações, ou de renda variável, é um mercado de risco, para profissionais ou investidores experientes, já que tem um elevado nível de risco. Ouvem-se muitas (supostas) histórias de pessoas que ficaram ricas da noite para o dia fazendo day trade ou especulando com opções. Mas as histórias de pessoas que perderam muito são muito mais numerosas e dramáticas.

  • Se você quer começar a investir em ações diretamente, reserve aquele dinheiro que pode “perder”, ou seja, que não poderá contar em caso de urgência. Estude as empresas que você vai investir ou siga a recomendação de analistas confiáveis.

Para comprar ações diretamente na bolsa de valores brasileira, você deve abrir uma conta de investimentos em uma corretora de valores credenciada pela B3. Depois de preencher o cadastro e enviar seus documentos pessoais, a corretora fornecerá o número da sua conta de investimento, bem como as orientações para você realizar um depósito nessa conta por meio de uma TED ou PIX.

Você deve transferir do seu banco para essa conta criada pela corretora o valor que você deseja investir em ações. A corretora fornecerá um link para um site seguro, acessível apenas por senha, para você ter acesso ao sistema de compra e venda de ações da bolsa.

  • Esse site de compra e venda de ações é chamado de “home broker”.

Nele, você consegue acompanhar, em tempo real, o preço das ações, bem como as ofertas de compra e venda na bolsa. Para comprar ou vender você deve preencher uma “boleta”, que é um quadro específico no site, informando o código da ação, a quantidade de ações que pretende movimentar e o preço por ação que você quer pagar ou receber.

A maioria dos papéis na bolsa é negociada em “lote-padrão” formado por 100 ações e seus múltiplos (200, 300…1.000 ações). Se você quiser uma quantidade menor, deve utilizar o mercado fracionário, onde é possível comprar desde uma ação até 99 papéis por vez.

Ao concluir uma compra ou venda, além do valor das ações, você também deverá pagar uma taxa para a corretora e os custos da bolsa, chamados de emolumentos. Essas taxas são pagas em todas as transações, seja de compra ou de venda.

  • Antes de começar a negociar ações, verifique com a corretora os valores cobrados. Algumas oferecem isenção da taxa de corretagem.

Concluída a compra, as ações irão para sua carteira de custódia, totalmente virtual, onde ficarão disponíveis para venda a qualquer momento, dentro do horário de funcionamento da bolsa.

Você não receberá nenhum papel ou certificado referente às ações adquiridas, mas a corretora emitirá uma nota de corretagem, comprovando que você comprou ou vendeu uma determinada quantidade de ações.

Compartilhe:


Veja mais sobre:


Veja Também